quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Meu Chá de Panela...

Esses posts sobre Chá de Panela tinham uma razão. Estava chegando o meu Chá de Panela, e eu não conseguia pensar em outra coisa... Resolvi então fazer posts sobre o que me inspirou em outros chás pelo mundo afora, enquanto o meu não chegava...

Mas o meu Chá de Panela chegou, e foi uma delícia! A organização geral ficou como encargo de minha mãe e de minha irmã. Algumas tias e madrinhas ajudaram também, mas a decoração ficou mesmo por minha conta! E começou bem antes de tudo!
Como sou adepta das estampas de bicho (estampas, e não peles!), tendo como as favoritas as de oncinha e de zebrinha, desde alguns meses atrás decidi decorar meu Chá com oncinha e rosa. À primeira vista dá para parar e pensar: "oncinha combina com rosa??"... É claro que ninguém vai sair por aí vestida de blusa de oncinha e calça cor-de-rosa, mas para decorar uma festinha (ao meu ver, a mais feminina das festas!) por quê não? Comprei um tecido de oncinha (que precisei engomar, pois desfiava horrores!), 3 rolos de fitas rosas (50m cada, em 3 espessuras diferentes), fiz alguns laços com as fitas, e fui fazer o teste.
Nas minhas férias, já tinha pintado algumas latas de leite em pó e de pomarola de branco, pois sabia que essa cor seria a base. Tudo mais foi feito aos poucos, nas horas vagas...
Planejei usar as latas para fazer centros-de-mesa e enfeites. Fui então testar os primeiros "rótulos":


Nem preciso falar que gostei demais do resultado. Acabei decorando também 2 latas de cera que tinha em casa, daquelas redondas baixinhas, pra usar do jeito que fosse!

Além das latas, tinha aqui em casa 5 garrafinhas de vidro iguais (ok, eu falo qual é! É essa
http://www.s2.com.br/s2arquivos/476/Imagens/3221Image.jpg), e algumas outras garrafas diferentes, e acabei rotulando-as também. Pensei em deixá-las sem decorar, só encher de água e colocar uma flor dentro. Mas rotulei uma pra ver como ficava e não resisti. Como o tecido e as fitas estavam sobrando, decorei todas! Afinal, quando se trata de decoração, nunca é demais...

Na sexta-feira, um dia antes do Chá de Panela, fui em uma feira de flores de minha cidade, no fim de tarde de um dia chuvoso, e consegui umas barganhas! Gastei R$30,00 e comprei um molho de crisântemos, uma dúzia de gérberas e cinco molhos de gypso. Levei tudo pro salão, mas só ia começar a mexer com as flores na manhã seguinte, o dia do Chá.
E no dia foi assim, tesoura na mão, flores, latas, garrafas e água, tudo pronto para decorar! Os crisântemos e as gérberas foram ótimos, só cortar e colocar! Mas os gypsos, que difícil! Uma luta pra fazer um buquezinho que fosse! Depois de umas 3 horas arrumando, o resultado ficou legal


Usei dois aparadores, um para bebidas, e um para comidinhas, e decorei cada um com um mix de latas e garrafas.
Já para as convidadas, deixei as mesas com toalhas brancas postas para chá, e decorei cada mesa com centros-de-mesa que na verdade eram combinações de latas grandes, latas pequenas e garrafas. Bem, "mesa posta para chá" em tese, pois não era só para chá: cada xícara continha dois mini-pães-de-mel dentro! Para ninguém ficar "aguado" na mesa de doces, só mesmo um docinho de prontidão!


A mesa de doces ficou por conta da minha irmã, que é muito caprichosa e tem um lado amador (profissionalíssimo!) inclinado para chocolateria e pâtisserie. Esse lado se aflora somente nas festas dos filhotes pequenos e nas festinhas de família...(os suportes redondos de MDF, que eu mesma pintei e envernizei para o Chá, aparecerão muitas vezes em nossas festas ainda!) Separei pra ela algumas latas, e a criatividade não teve limites. A mesa ficou deliciosa...

De ver e de experimentar!

7 comentários:

Unknown disse...

Linda sua decoração e idéias! Mas pena q as fotos nao abriram pra eu ver os detalhes...

Sylvia disse...

Nossa Que lindo!!! Parabéns pela criatividade...
Queria saber duas coisas: com que vc engoma o tecido? E que tinta vc usou para pintar as latas???

Bjos

Ju Françozo disse...

Olha Rê sou muitissímo a favor de reaproveitar latas, vidros de leite de coco e tudo mais que se tem direito ...
E pink com onça dá sim uma mistura linda e de extremo bom gosto!

Um Bj

Andréa Guimarães disse...

Renata, vi as fotos de seu casamento no orkut e entrei no seu blog por indicação na comunidade Casar é fácil. E estou encantada... Você fez e participou de cada detalhe com um capricho enorme. Parabéns! Estou adorando tudo... Estou anotando as dicas...
Andrea (dea.guimaraes@ig.com.br)

Renata Crispim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Crispim disse...

Parabéns! Suas fotos me ajudaram bastante com idéias!!! Seu blog é ótimo, ele ajuda muitas pessoas assim como eu, que gostam de decoração com bom gosto.
bjuss

Renata disse...

Sylvia, eu engomei o tecido com goma fria: diluí uma parte de álcool, uma parte de cola branca e uma parte de amaciante. Deu super certo!