terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Mais latas e garrafas

Mais pessoas que tiveram a brilhante idéia de decorar usando latas de azeite e de molhos e garrafas de vidro. Na primeira foto, flores bem coloridas deram vida às latas, que parecem estar com a pintura original. Já as garrafas receberam rótulos personalizados com o nome da dona da festa, em diferentes cores e formatos. O recado que fica é: não deixe de fazer isso em casa!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Composição interessante: couve-flor



Achei interessantíssima essa mesa da loja D.Filippa. É claro que nem precisa de muito com essa mesa de madeira maravilhosa, os castiçais lindos, louças bem clean, talheres de cabo de bambu, e guardanapos em estampa verde charmosinha. Mas tem que ser uma mesa bem requintada pra se arriscar com um arranjo de couve-flor. Não só um, mas dois!
Eu não sei se faria (talvez, com um cachepô delicadinho...a verdura pura na mesa não faria não...), mas parabéns para quem fez e com certeza agradou!
Foto: D.Filippa - http://www.dfilipa.com.br/

Centro de mesa de manequim



Apesar de achar toda a composição linda demais, no começo estranhei um pouco esse centro de mesa. Isso porque dá a impressão de que o mini-manequim vestido de noiva tem como cabeça o arranjo de flores, algo meio, digamos...bizarro! Mas aí lembrei de dois mini-manequins que tenho na minha penteadeira, dos quais me orgulho muito, de vestidos longos (um de onça, um de zebra), que tem como cabeça ganchos pra colocar colares e como braços mais ganchos pra colocar pulseiras... aí achei o centro de mesa das fotos super aceitável e normal. Oras, manequim é manequim! Seja de porta-jóias com ganchos no lugar dos membros, seja centro de mesa com uma topiária na cabeça, são lindos e merecem exposição!
No mais, eu bem que queria essa boneca-bizarra-com-cabeça-de-flores em uma de minhas mesas...!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tulipas de tecido

Essas tulipas de tecido são muito lindinhas, e dão ótimos centros de mesa para Chás, aniversários, e festinhas meiguinhas. Variando a estampa e as cores, podem ser mais sérias ou mais divertidas.
Fazer somente as tulipas, ou fazer também cabos enfeitados e folhinhas pode ser a diferença entre um arranjo centro de mesa, e a decoração de um quarto de bebê.
Um bom material para forrar os cabos e fazer as folhas é o feltro. Desfia muito pouco e é fácil de cortar. Mas como só vem em cores padrões, lisas, para as tulipas o jeito é procurar tecidos de algodão. De qualquer forma, com mais ou menos sofisticação, é um arranjo memorável.


Na figura, as tulipas de cima, da esquerda, são da Via Magia
As da garrafa de coca-cola são da Bia Silvestre
As do vasinho rosa e branco são da Pacth Country
No vasinho branco, tulipas da Menina Moça
Tulipas da caneca da Bordados da Léa

Brincadeiras de Chá de Panela: Bingo de Casamento

Essa outra brincadeira também é interessante, mas demanda um material mais elaborado. É um bingo de casamento. Bingo mesmo, com cartelas, pedras a serem cantadas, prêmio para a cartela cheia. No meu Chá de Panela, foi a primeira brincadeira que fiz. É uma maneira legal de fazer a transição das convidadas, da fase de comes/bebes/bate-papo, para a fase das brincadeiras. O que estou colocando aqui é só uma amostra, pois não posso colocar todas as cartelas, elas estão viciadas! O que aconteceu foi que retirei o esboço das cartelas de um site de Bridal Shower, traduzi, personalizei (com meu nome e o logo do meu chá, a xícara de oncinha) e coloquei cliparts para ilustrar cada item; só que só tinha 8 cartelas. Achei pouco e quis transformar em 9! Aí inseri alguns itens a mais em cada cartela, e “criei” outra cartela. No dia do meu Chá, deu empate! Duas mesas deram cartela cheia juntas! Aí eu percebi que não devia ter mexido nas cartelas...rs... Eu só tinha uma caixa de bombons pra premiar a mesa vencedora, e as duas mesas tiveram que dividir! De qualquer forma, foi legal, mas não repitam isso em casa! Segue um modelinho de uma das cartelas “viciadas”, pra servir de inspiração...


Chá de Panela: Brincadeira das bolsas


Atendendo a pedidos das meninas do Orkut e das minhas convidadas, resolvi fazer esse post, sobre a brincadeira que mais fez sucesso no meu Chá de Panela: o Leilão das Bolsas.
Vi a brincadeira em uma versão americana, em um site especializado em Bridal Shower. Adaptei ao gosto brasileiro e ao perfil de minhas convidadas, criando e nomeando categorias e diversificando os itens, e levei pro meu Chá. É uma brincadeira interessante, pois não precisa de material. Apenas uma cartela com as categorias, os itens e a pontuação, que deve ficar com a noiva, e alguma miudeza para marcar os pontos. No meu caso, usei placas de EVA. Tinha uma folha de EVA branca, colei nela um pedaço de tecido, e cortei quadradinhos de 2X2cm. Ficou bem com cara de ficha de jogo. Mas qualquer coisa serve, desde EVA, cartolina, miçangas, até o tradicional feijão de bingo, pois é só para marcar os pontos. Resolvi também fazer umas instruções, com receio de esquecer na hora, ou de não saber explicar. No dia, li tudo, explicando, e todo mundo entendeu e participou. Premiei 1º, 2º e 3º lugares com canecas recheadas de bombons. A parte mais legal da brincadeira é a categoria surpresa “Minha bolsa é um enigma”. Nela, as pessoas que tiverem itens excêntricos que não foram tabelados, apresentam, e o item é julgado, atribuindo-se mais ou menos pontos. Por mais que a gente pense em itens mais difíceis, valendo mais pontos, na hora de fazer a tabela, as coisas que aparecem nessa hora são engraçadíssimas. No meu chá, apareceram ímas de geladeira, trena, desodorizador de ambiente, e até declaração de amor da nora! Uma coisa que esqueci, mas que é interessante fazer, é dar um prêmio de consolação à dona da bolsa que fez menos pontos... Algumas convidadas com bolsas pequenas perdem o interesse na brincadeira, e dessa forma, podem continuar brincando...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Topiária de Fitas


Topiárias são esculturas feitas com flores e folhas. Tanto aqueles arbustos redondinhos, quanto esculturas de elefante feitas com folhagens são chamados de topiárias, mas a gente identifica mais esse nome com essas bolinhas mesmo. Amo esse formato de arranjo, redondinho. Acho a coisa mais linda uma topiária só de flores, monocromática, sem qualquer folhagem, uma flor bem juntinha da outra...

Mas essas aqui são feitas com fitas! Mais acessíveis pra gente como a gente...

De gorgurão, de cetim, de fitex. Lisas, estampadas, texturizadas, de todas as cores ou em tom sobre tom. Com um lacinho de fita para arrematar e um singelo vazinho... Um dia ainda vou fazer uma dessas...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Flores no saquinho


O que esses arranjos tem em comum? Além de ambos serem do site da Martha Stewart (http://www.marthastewart.com/), são de flores em saquinhos de papel. Ainda estou para descobrir como fazer para os sacos pararem em pé, e para não se estragarem com o peso das flores, a água, não sei...mas mesmo assim achei que valia uma postagem.

Eu faria o saquinho, no mínimo, com juta! Mas vai que algo acontece, tiram a juta do mercado, os sacos se perdem no caminho, ou algum outro imprevisto enorme acontece, e não tiver onde colocar as flores!? Saquinhos! De padaria, de pipoca, de pão, de lixo (??) qualquer um serve!

Mas no fim até que ficou um arranjo bem singelo, além do que e permite à flor reinar absoluta na mesa...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Flores em lata: versão "tupiniquim"!


Complementando um dos posts aqui de baixo, aqui está uma versão nacional das latas de azeite decoradas com flores. Claro que não tem o glamour das outras latas lá da foto (as latas são daqui de casa mesmo, abri com abridor de lata normal, coloquei as flores que tinha, coisa e tal), mas é algo extremamente possível; ou seja, dá pra fazer!